A NOITE MAIS LONGA

A NOITE MAIS LONGA

€10,00
5

Raquel Caçote Raposo, José H. Leitão Lourenço e Alberto Santos, A noite mais longa. História e memória da cheia de 25-26 de Novembro de 1967 (no 50º aniversário do acontecimento), Alenculta Editorial, Alenquer, 2017. 288. Pp. Capa Mole. ISBN: 978-989-20-8002-4.

A história completa e pormenorizada da catástrofe de Novembro de 1967, com todas as suas consequências trágicas – perda de muitas vidas e centenas de milhares de contos de prejuízos materiais –, seria trabalho de muitos volumes e longos meses de trabalho.

No caso de Alenquer e do seu concelho, embora à menor dimensão da área e do objeto de estudo corresponda uma menor extensão do esforço a despender, não podemos dizer que “A noite mais longa” tenha sido uma tarefa de execução fácil. Para nós, neste 50º aniversário desta trágica era, contudo, trabalho obrigatório.

Os efeitos da medonha inundação na Vila de Alenquer, em Santana da Carnota, em Refugidos, nas Preces e em Cadafais merecem o o devido registo para que a memória não se perca. As muitas vítimas exigem-nos!

Exigem-no também as ações notáveis de entreajuda e de solidariedade que as populações do concelho protagonizaram no seguimento desse trágico evento.

Condição: Novo